Práticas de Ensino

Objetivos da disciplina

Objetivo Geral:

-Discutir e praticar situações pertinentes ao ambiente de sala de aula no que tange os aspectos ético-profissionais, prático-pedagógicos, teóricos, legais e curriculares.

Objetivos Específicos:

OE1 - Discutir a ética profissional docente e o relacionamento interpessoal na escola;

OE2 - Discutir a atuação do professor na sala de aula, bem como as práticas pedagógicas de ensino de ciências e de química;

OE3 - Discutir os documentos norteadores do currículo no ensino fundamental e no ensino médio.

OE4 - Identificar as características das aulas experimentais, e praticar como se planeja, desenvolve e avalia esse tipo de aula.

OE5 - Conhecer a importância e o conceito de inter, multi, e transdisciplinaridade, e discutir práticas pedagógicas nesse contexto.

OE6 - Propiciar ao licenciando condições para o planejamento e desenvolvimento de aula utilizando pluralidade de metodologias e materiais didáticos;

OE7 - Propiciar ao licenciando oportunidade de exercitar a docência de ciências e de química.

Conteúdos do Curso

Conteúdos

C1 Ética profissional e relacionamento interpessoal na escola. A prática docente no contexto do projeto pedagógico da escola.

C2 A prática interdisciplinar: dificuldades e possibilidades. Contextualização dos conteúdos.

C3 Documentos norteadores do currículo de Química para a educação básica (nível fundamental e médio).

C4 Pluralidade metodológica e metodologias ativas para o ensino de Ciências.

C5 Obstáculos epistemológicos no ensino de Química e Ciências.

C6 Classificação de conteúdos aprendizagens: factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais.

C7 O uso de laboratório de química e as aulas experimentais como prática pedagógica.

C8 As práticas pedagógicas de ensino de Ciências e de Química, enfocando as principais situações de sala de aula para o ensino dos conteúdos de química (micro-aulas).