- Professor Formador: Dayanna Pereira dos Santos
Ementa: |
O papel da educação na sociedade contemporânea em suas relações com as tecnologias digitais em rede. Tecnologia e mediação pedagógica. Análise de recursos tecnológicos como recursos pedagógicos-didáticos e suas aplicações no ensino profissional e tecnológico. O trabalho pedagógico online. Elaboração de projetos de ensino com utilização de tecnologias digitais em rede. Desenvolvimento de projetos e protótipos aplicados ao ensino profissional e tecnológico. |
Objetivo: |
● Compreender as relações entre as tecnologias e a educação numa perspectiva epistemológica. ●Analisar a relação existente entre Educação, Comunicação e Mídias, identificando as implicações pedagógicas dessa relação para a formação de um sujeito crítico e autônomo. Refletir sobre as relações existentes entre Educação, Comunicação e Mídias e o uso de recursos tecnológicos comunicacionais no processo ensino-aprendizagem. |
Conteúdo Programático |
I. Educação, comunicação e mídia |
1.1 A educação na sociedade contemporânea |
1.2 Culturas digitais juvenis |
1.3 Perspectivas explicativas para as relações entre as tecnologias e a educação |
II. Tecnologias digitais e mídias interativas na educação |
2.1 Internet |
2.2 Ambiente virtual de aprendizagem e educação a distância |
2.3 Tecnologias móveis na educação |
III. A formação do professor para a apropriação das tecnologias digitais |
3.1 Programas e ações governamentais |
3.2 Formação do professor e tecnologias digitais |
Procedimentos Metodológicos |
As atividades didáticas são desenvolvidas através do ambiente virtual (EaD). Nas atividades do estudo individual, o estudante cumpre as propostas feitas pelo professor por meio da mediação de vários recursos didáticos tendo como suporte as tecnologias de informação e de comunicação como: chats, fórum de discussões entre outras ferramentas disponíveis aos alunos no ambiente virtual (Educação e TIC). Em todos os momentos as atividades serão desenvolvidas por meio de acompanhamento e orientação de estudo previstos neste Plano. |
Sistema de Avaliação |
A avaliação será processual e contínua e abrangerá todo trabalho desenvolvido pelo estudante na disciplina. Serão utilizados como referência no processo de avaliação: trabalhos desenvolvidos individualmente: Serão usados como instrumentos de avaliação: 1) Avaliação 1- 10,00 2) Avaliação 2- 10,00 3) Avaliação 3- 10,00 A Média Final (MF) será obtida a partir de média das quatro avaliações MF = A1+A2+A3/ 3 Para ser aprovado na disciplina, o aluno deverá obter MF ≥ 6,0 e pelo menos 75% de frequência. |
Bibliografia |
ARAÚJO, C. H. dos S.; PEIXOTO, J. Educação a distância e a docência no modelo da Universidade Aberta do Brasil. In: ZANATTA, B. A.; ARAÚJO, D. S.; BALDINO, J. M. Temas de educação: olhares que se entrecruzam. Goiânia: Ed. Da PUC Goiás, 2012, p. 47-58. FISCHER, Rosa Maria Bueno. Mídia, máquinas de imagens e práticas pedagógicas. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro , v. 12, n. 35, ago. 2007. GARCIA, Dirce M. F.; CECÍLIO, Sálua (org). Formação e Profissão docente em tempos digitais.1 ed. Campinas: Alínea, 2009. PEIXOTO, J. Tecnologia e mediação pedagógica: perspectivas investigativas. In: ASSAR, M. C. M.; SILVA, F. de C. T. (Org.). Educação e pesquisa no Centro-Oeste: políticas públicas e formação humana. 1ed.Campo Grande: UFMS, 2012, v. 1, p. 283-294. PRETTO, Nelson De Lucca (org). Tecnologia e novas educações. Salvador: EDUFBA, 2005. Complementar BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação? Campinas: Autores Associados, 2001. SETTON, M. da G. Mídia e Educação. São Paulo: Contexto. 2011. |
- Professor Formador: Alcyr Alves Viana Neto
- Professor Formador: Mad Ana Desirée Ribeiro De Castro