Disciplina Instrumentação para o ensino

Ementa

Estratégias de ensino e recursos didáticos. Modelos didáticos.Desenhos. Brincadeiras. Música. Poesias. A sequência didática e os três momentos pedagógicos. Mapas conceituais. Abordagem Baseada em Problemas (ABP). Uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC). Filmes e animações. Histórias em quadrinhos. Jogos educativos. Espaços de educação não formal. Ensino por investigação. Experimentação. Ciência e arte.

Ementa

Introdução ao estudo da administração. Evolução histórica da administração escolar. Fundamentos da gestão dos sistemas de ensino e das escolas. A organização democrática da escola pública: bases legais e os desafios. O papel do gestor escolar na organização dos espaços educativos: variáveis comportamentais e ambientais. Pressupostos do projeto político-pedagógico da escola. A organização do trabalho escolar: noções gerais de planejamento, coordenação, controle e avaliação do trabalho pedagógico. Política educacional no contexto das políticas públicas. A sociedade contemporânea e os movimentos de reforma e mudanças da escola. 

Caros alunos e alunas,
Os tópicos a serem estudados nesta unidade do curso, encontram-se abaixo enumerados:
Unidade I
1.1 Conceito de infância;
1.2 A dimensão ética e estética da infância;
1.3 Documentos oficiais que balizam as políticas públicas para a infância (início do tópico)
Unidade II 
Formação socioeconômica e política do Brasil
2 .1 Educar no contexto de infâncias brasileiras: perspectivas histórico sociais;
2 .2 Experiências e desafios na busca pela garantia dos direitos das crianças;
Obs.: as temáticas acima abordadas devem ser compreendidas numa perspectiva de conjunto, onde um tópico reverbera no outro e os conteúdos se interpenetram.