EMENTA:

Trajetória da Eja no Brasil. Eja e movimentos populares. A contribuição de Paulo Freire. Formação de professores para a Eja. As abordagens de ensino na Eja. Eja e mundo do trabalho. O programa Proeja.

CRONOGRAMA:

1)      19/03 – Introdução - A Educação de Jovens e Adultos no Brasil / Histórico

2)      04/03 – Artigo: A trajetória histórica da educação de jovens e adultos trabalhadores

3)      11/03 – Livro Demerval Saviani: Escola e democracia.

4)      18-03 – Texto - Paulo Freire: Educação como prática para a liberdade

5)      25/03 – Texto - Paulo Freire: Educação como prática para a liberdade

6)      01/04 – Seminário Grupo 01

7)      08/04 – Texto: CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber

8)      15/04 – Seminário Grupo 02

9)      22/04 – Texto: SEMERARO, Giovanni. Gramsci e os movimentos populares

10)   29/04 – Seminário Grupo 03

11)   06/05 – Texto: TIRIBA, L.; CIAVATTA, M. (Orgs). Trabalho e educação de jovens e 

               Adultos.

12)   13/05 – Seminário Grupo 04

13)   20/05 – WILLIANS, Raymond. Cultura e materialismo.

14)   27/05 – Seminário Grupo 05

15)   03/06 – Texto: E. P. Thompson. A miséria da teoria.

16)   10/06 – Artigo Ricardo Antunes: Da educação utilitária fordista à multifuncionalidade

              liofilizada.

17)   17/06 – Livro Thompson: história e formação.

18)   24/06 – Avaliação: Memorial

19)   01/07 – Apresentação do memorial.

AVALIAÇÃO:

Será ao longo do processo (N1 – 20,0) , articulada aos trabalhos de Seminário (N2- 40,0) e ao Memorial (N3 – 40,0).

BIBLIOGRAFIA:

BERTUCCI, L. M.; FARIA Fº, L. M. de; OLIVEIRA, M. A, T. de. Edward P. Thompson: história e formação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

COSTA, Patrícia C. da. Falo, logo existo: que poder é esse que o estudo traz? In: COSTA, R. P.; RIBEIRO, A. de A. (Orgs.). O saber da gente... sobre uma educação pro povo. Rio de Janeiro: Editora Caetés, 2013.

FREIRE. Paulo. Educação como prática para a liberdade. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 42. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GARCIA, Regina Leite. Um currículo a favor das classes populares. In: CADERNOS CEDES, n. 13, p. 45-52, Campinas: Papirus Editora, 1991.

1-      GERALDI, João W. Culturas orais em sociedades não letradas. EDUCAÇÃO E SOCIEDADE, ano XXI, n. 73, Dez 2000, p. 100-108. Campinas: CEDES, 2000.

2-      MACEDO. Donaldo. Alfabetização, linguagem e ideologia. EDUCAÇÃO E SOCIEDADE, ano XXI, n. 73, Dez 2000, p. 84-99. Campinas: CEDES, 2000.

3-      MILETO, Luis F. M. Estratégias e trajetórias de permanência na educação de jovens e adultos. In; COSTA, R. P.; RIBEIRO, A. de A. (Orgs.). O saber da gente... sobre uma educação pro povo. Rio de Janeiro: Editora Caetés, 2013.

4-      PAIVA, Jane. Concepção curricular para o ensino médio na modalidade de jovens e adultos: experiência como fundamento. In: FRIGOTTO, G.; CAIAVATTA, Maria (Orgs.). Ensino médio: ciência, cultura e trabalho. Brasília: MEC-SETEC, 2004.

5-      PINTO, Antonio Henrique. Trabalho, ciência e cultura como princípio e fundamento da educação profissional. In: FREITAS, R. C. O.; JORDANE, A.; SCHIMDT, M. Q.; PAIVA, M. A. V.(Orgs.). Repensando o proeja: concepções para formação de professores. Vitória: Ifes, 2011.

RODRIGUES, Maria Emília de C.; MACHADO, Maria M. (Orgs.). Educação de jovens e adultos trabalhadores: produção de conhecimento em rede. Curitiba: Appris, 2018.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 42. ed. Campinas: Autores  Associados, 2012.

SEMERARO, Giovanni. Gramsci e os movimentos populares: uma leitura a partir do caderno 25. EDUCAÇÃO E SOCIEDADE. v. 35, n. 126, p. 61-76, Campinas, Jan.-Mar., 2014.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

SOUZA, Marta L. de. Práticas de letramento: escrita de jovens e adultos fora da escola. In:  COSTA, R. P.; RIBEIRO, A. de A. (Orgs.). O saber da gente... sobre uma educação pro povo. Rio de Janeiro: Editora Caetés, 2013.

TIRIBA, Lia; CIAVATTA, Maria (Orgs.). Trabalho e educação de jovens e adultos. Brasília: Liber Livro e Editora UFF, 2011.

WILLIANS, Raymond. Cultura e materialismo. São Paulo: Editora Unesp, 2011.