Fase final de execução e avaliação do projeto de Estágio. Trabalho docente/estagiário. Aprofundamento do processo de construção do conhecimento do trabalho do professor; discussão da prática vivenciada; avaliação; elaboração do relatório final do estágio com descrição das atividades, resultados obtidos e apreciação crítica.

Fase de execução: realização da prática de sala de aula na unidade escolar definida; O planejamento, a regência de classe e a avaliação, como atividades críticas, capazes de revelar dificuldades e fomentar soluções diferenciadas para as necessidades dos alunos.   Análise  dos trabalhos realizados e proposição de ações de reencaminhamento da prática (ação – reflexão – ação). Elaboração de relatório com descrição das atividades, resultados obtidos e apreciação crítica.

Fase da construção do planejamento - projeto de estágio, a partir de propostas de ações para a prática a qual será vivenciada na unidade escolar em questão, durante essa e demais etapas do estágio. Ampliação do processo de observação de aulas e auxilio ao docente nas diversas ações pedagógicas desenvolvidas com os alunos; aprofundamento do processo de construção do conhecimento para a formação do professor. Realização de uma tarefa educativa, pontual; Discussão da prática vivenciada pelos alunos, e realização de proposição de ações de reencaminhamento da prática (ação – reflexão – ação). Elaboração de relatório conteúdo-planejamento com descrição das atividades, resultados obtidos e apreciação crítica.

Fase de observação, investigação, reflexão e problematização da prática relacionada à gestão de sala de aula e caracterização do espaço escolar. Caracteriza-se como preparatória à elaboração do planejamento que norteará as ações do processo ensino e aprendizagem a serem executadas nas próximas etapas. Elaboração de relatório envolvendo as reflexões sobre as atividades observadas.