Contextualizando...
Ao nos apresentar na 1ª aula da disciplina optativa CTS/CTSA ou CTSA , informamos que um dos seus objetivos a de dar continuidade ao que fora iniciado na disciplina Educação Ambiental ofertada em 2022/1 cujo objetivo seria o de "preparar" os bolsistas do projeto Rio Doce Escolar. Lembrando que o público não era exclusivo, visto que tínhamos meia dúzia de inscritos que não era bolsista. Considerando que 30 h é insignificante para se iniciar uma formação em EA dada sua complexidade epistemológica, histórica, conceitual e sobretudo seu desenvolvimento político-administrativo como política pública estratégica nesse início de século. Sendo assim, fizemos uma adaptação da disciplina CTSA como continuidade da EA, notadamente no que tange à sua implementação no campo das práticas pedagógicas e da formação de ecoeducadores visto que o marco legal vigente(lei federal nº 9795/1999) estabelece que a EA deve estar presente em todos os níveis e modalidades de ensino. Todavia, a mesma legislação não permite que a EA não seja ofertada sob formato disciplinar. Como fazer? Onde buscar os fundamentos, experiências e pesquisas que possam apontar caminhos? Até quando a abordagem CTSA pode contribuir? Parafraseando Chalmers: O que é Ciência/ Tecnologia/Sociedade ou CTS? Porque alguns pesquisadores acrescentam o " A"? Qual o rebatimento de tudo isso no currículo escolar, na sala de aula e sobretudo na formação inicial e continuada do professor? Por isso, penso o texto "Influências liberla/pragamatistas na educação brasileira: análise histórico-filosófica " e As Macrotendências político-pedagógicas na educação brasileira podem nos ajudar nesse início de curso.